Com este projeto temos a intenção de apresentar o Núcleo Picinguaba para os idosos, sob o ponto de vista biológico, mas também histórico e cultural. Mostraremos o ecossistema da Mata Atlântica, a fauna, a flora, suas praias e trilhas. As trilhas que serão apresentadas neste blog possuem nível de dificuldade baixo, de fácil acesso para os idosos que têm interesse em praticar atividades físicas e conhecer um pouco mais da biodiversidade da Mata Atlântica. As trilhas, passeios de bote e outras programações oferecidas, especialmente para grupos organizados, devem ser agendados.
O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977, e compreende a área que vai da divisa com o estado do Rio de Janeiro até o sul do estado, na cidade de Itariri, e é a maior área contínua de Mata Atlântica preservada no Brasil. Possui 315.390 hectares, dedicados à preservação, educação ambiental, cultura local e a pesquisa científica. Foi dividido em 8 núcleos administrativos, que são áreas de conservação:
1)Caraguatatuba
2)Cubatão
3)Núcleo Curucutu
4)Núcleo Cunha-Indaiá
5)Núcleo Picinguaba
6)Núcleo Santa Virgínia
7)São Bernardo do Campo
8)São Sebastião
|
Núcleo Picinguaba |
O Núcleo Picinguaba está localizado no município de Ubatuba, abrangendo uma área de aproximadamente 47.500 hectares. Possui ecossistemas representativos da Mata Atlântica, com altíssimos índices de biodiversidade. Possui pontos culminantes que atingem até 1670m (Pedra do Espelho), e é o único trecho do Parque que atinge o nível do mar. Assim, os ecossistemas costeiros são protegidos, além de cinco praias e duas vilas, que são alguns dos últimos redutos caiçaras do litoral norte. É também uma sobreposição do Parque Estadual da Serra do Mar com o Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Por: Cristiane Mori
Nenhum comentário:
Postar um comentário